segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Discurso em São João da Talha - 20 de Setembro

Exmos. Senhores,

Estamos reunidos aqui, hoje, para apoiarmos o nosso companheiro Alain Santos, que aceitou ser o candidato à Assembleia de Freguesia de S. João da Talha, com o propósito de levar por diante o Projecto do Partido Social Democrata.

Sei que está interessado em modificar alguns cenários que se vivem nesta freguesia e torná-la atractiva a todos os que nela habitam, a visitam ou venham a escolhê-la para futura morada.

Sinto que está disponível para, com a sua equipa, trabalhar pela causa pública, dando prioridade aos projectos socio-económicos de que a freguesia carece, assim como na resolução de questões determinantes para o bem-estar da comunidade de S. João da Talha.

Como candidata à Câmara Municipal de Loures, não poderia deixar de lhe manifestar o meu apoio, caro companheiro, e desejar-lhe os melhores êxitos no combate político que vai travar para ganhar as eleições à Assembleia de Freguesia.

S. João da Talha precisa de uma equipa disponível, competente e empenhada para que possa, com o seu trabalho, oferecer à população melhor qualidade de vida, fomentar o desenvolvimento socio-económico, atraindo empreendimentos que ajudem a criar postos de trabalho, com reflexo para os mais jovens.

Situada na Zona Oriental do Concelho, S. João da Talha tem fortes traços urbanos e encontra-se situada na cintura industrial que vai de Sacavém a Vila Franca de Xira.

Analisando a área geográfica e administrativa, verifica-se que S. João da Talha está incluída nas freguesias com maior área e com uma densidade populacional semelhante à de Santa Iria de Azóia.

Também nesta freguesia, a evolução demográfica realça crescimento da população (15,9%), verificando-se a presença de uma população mais jovem.

O índice de envelhecimento e de dependência dos idosos é considerável, tendência registada em todo o Concelho de Loures.

Ao nível da instrução da população, apercebemo-nos da existência de uma percentagem elevada de pessoas apenas com o 1.º Ciclo, fruto de uma estrutura etária e da existência de muitos idosos.

Existe ainda um elevado número de pessoas analfabetas ou com baixo grau de escolaridade, que é sinónimo de baixa qualificação, sendo, por isso, um factor de constrangimento do ponto de vista do emprego e formação profissional.

Para equilibrar estes dados, há a registar a presença de um elevado número de pessoas nos graus de ensino de escolaridade obrigatória, o que deve corresponder, aliás, aos grupos etários jovens.

S. João da Talha enferma dos mesmos problemas que afligem as outras freguesias. Demonstra carências preocupantes nas áreas das 1.ª e 2.ª infâncias, nos idosos, no emprego, na saúde e na imigração.

Na educação, a problemática recai no abandono e absentismo escolar, fenómeno resultante de problemas relacionados com a insegurança que se vive junto aos estabelecimentos de ensino.

Subjacentes a estas problemáticas, encontram-se relacionados os problemas sociais e a consecutiva ausência de respostas às camadas sociais mais jovens.

Ao assumir a Presidência da Câmara Municipal de Loures, esta será a primeira medida urgente que dedicarei a S. João da Talha, criando um elo de ligação entre a família e a escola e proporcionando uma melhor integração no mundo escolar.

Alguns indicadores não traduzem necessariamente situações de pobreza extrema ou exclusão social, mas podem revelar potenciais riscos no futuro quanto à vulnerabilidade de pessoas, tanto do ponto de vista social como económico.

Verifica-se, igualmente, nesta freguesia a existência de estrangeiros, cuja integração nem sempre tem corrido bem.

Existem alguns comportamentos menos correctos, fruto das mudanças no contexto de vida que se reportam a rupturas com os laços familiares, dificuldades de acesso a determinados bens e serviços, o que tem colocado estes grupos em risco de exclusão social.

A população de S. João da Talha sempre teve como principal meio de vida o trabalho. Tem, actualmente, um número elevado de idosos a viver da sua pensão de reforma.

O sector secundário, tão importante nesta cintura industrial, tem vindo a perder, gradualmente, o seu peso, e também nesta freguesia, como consequência do encerramento de diversas indústrias que lançaram para o desemprego imensos trabalhadores.

Como consequência deste cenário, sente-se, nesta freguesia, um elevado número de desempregados de longa duração, fruto de uma escolaridade mínima e de pouca qualificação profissional.

Também na população activa ocorre um elevado número de desempregados jovens, tratando-se de um novo emprego.

Urge criar medidas que promovam uma transição adequada dos jovens para a vida activa. A sua integração na vida profissional deve passar pela formação e reconversão, em alguns casos.

Loures tem necessidade urgente que se criem condições para a fixação de pequenas e médias empresas, que ajudem a desenvolver e a promover a convergência económica e social de que o Concelho precisa.

Todos temos conhecimento que a maioria das pequenas e médias empresas lutam com a falta de recursos humanos qualificados.

É importante investir na criação de protocolos entre a Câmara Municipal, o Ministério da Ciência e Tecnologia e as empresas do Concelho para a criação de um Centro de Formação Profissional que ajude a preparar, com eficiência, os jovens para o mercado de trabalho, e também para o rejuvenescimento do tecido empresarial.

S. João da Talha apresenta grande défice em equipamentos sociais.

Dado o elevado grau de envelhecimento, sente-se a necessidade de Centros de Dia com apoio domiciliário, assim como de Lares para os mais dependentes.

Urge a criação de estruturas que apoiem esta vertente tão carenciada no nosso Concelho. Loures tem um défice enorme no tocante às respostas globais para a terceira idade.

Lutarei, como Presidente da Câmara, pela criação de equipamentos condignos onde os idosos possam encontrar-se e conviver, com segurança, nas suas localidades.

Também a área da saúde assume determinados constrangimentos nesta freguesia, apesar de, em 2004, ter sido criado um novo Centro de Saúde. O problema reside no tempo de espera para se ser atendido pelo médico.

S. João da Talha carece de uma unidade de saúde familiar.

É urgente que o Concelho de Loures disponha de uma rede de cuidados de saúde, repartida em unidades locais de saúde, que integrem os cuidados de forma global, dos primários aos hospitalares.
No nosso Concelho, o sentimento de insegurança prevalece na população e é atribuído à própria precariedade das condições de vida que se vivem em alguns bairros.

Loures precisa de uma estratégia de segurança.

Todos sabemos que a questão da insegurança muito dificilmente se resolve só com policiamento.

Há que encontrar medidas que passem por maior intervenção junto da população realojada e pela construção de equipamentos sociais para crianças e jovens.

Todos estes indicadores enumerados, tenho a certeza de que eles são, também, as razões da sua candidatura onde todos possam partilhar novas ideias e soluções inovadoras, que passarão por criar mais estacionamento, mais espaços de lazer e melhor qualidade de vida.

Compreendo que não vai ser fácil corresponder a todas estas necessidades.

Caro companheiro, quero afirmar-lhe que pode contar comigo para o ajudar, e à sua equipa, nesse trabalho, e de que juntos vamos encontrar respostas para os problemas que existem nesta freguesia.

Os nossos objectivos são servir a população e os seus interesses.

Estou convicta de que no dia 11 de Outubro estaremos a festejar a vitória do PSD e satisfeitos por termos compreendido que valeu a pena lutarmos por aquilo em que acreditamos: servir a comunidade de S. João da Talha.