sábado, 19 de setembro de 2009

Discurso na Bobadela

Exmos. Senhores,

A nossa presença aqui, hoje, tem como objectivo apoiar o nosso candidato Silva Costa que, uma vez mais, aceitou o convite para liderar o projecto do Partido Social Democrata à Junta de Freguesia da Bobadela.

Ao assumir o desafio para gerir esta Vila, sentiu que era necessário e urgente dar outra vida à freguesia, imprimindo-lhe uma nova prática política, consubstanciada na modernidade e no desenvolvimento sócio-económico.

Sei que vive há muitos anos na freguesia da Bobadela, conhece bem os seus problemas, as preocupações da população que aqui habita e também as suas causas.

Quero manifestar-lhe todo o meu apoio nesta luta que ambos vamos ter de travar para alcançar a vitória do Projecto do Partido Social Democrata, que tem como prioridade a conquista da Presidência da Câmara Municipal de Loures e a da Junta de Freguesia da Bobadela.

Todos os que aqui nos encontramos estamos confiantes no companheiro Silva Costa e na sua equipa, convictos de que vai ser possível mudar os acontecimentos dos próximos quatro anos, dando aos seus eleitores a possibilidade de escolherem entre projectos e equipas diferentes.

Acredito que juntos, com muito trabalho e sentido de responsabilidade, vai ser possível mudar o rumo das políticas que têm sido seguidas por Loures.

O PSD está unido e preparado para, desde já, travar e ganhar este combate autárquico em Loures.

Situada na Zona Oriental de Loures, Bobadela tem fortes traços urbanos, e está localizada na cintura industrial que vai de Sacavém a Vila Franca de Xira. Tem uma área de 3,37 Km2, cerca de 9.000 habitantes e uma densidade populacional de 2.545 hab/Km2.

Como todas as freguesias da área do Concelho de Loures, Bobadela enferma dos mesmos problemas em termos físicos, demográficos e sociais.

Sofre da mesma tendência de envelhecimento de outras freguesias limítrofes, o que constitui já um significativo grupo social na estrutura demográfica da freguesia (35,5%).

Uma grande parte destes idosos tem como principal fonte de rendimento a sua pensão de reforma, e acentua-se o cenário de pobreza e exclusão social.

Impõe-se dotar a freguesia de recursos e equipamentos que dêem resposta às necessidades daquela população.

São necessários Centros de Dia com apoio domiciliário, que promovam a saúde, o bem-estar e a ocupação activa da pessoa idosa.
Os Lares são também necessários para os mais dependentes.

Urge a criação de estruturas que apoiem esta vertente tão carenciada no nosso Concelho.

Loures tem um défice enorme no tocante às respostas globais para a terceira idade.

Ao assumir a Presidência da Câmara Municipal, exigirei ao Governo a criação de equipamentos condignos, onde os idosos possam encontrar-se e conviver, com segurança, nas suas localidades.

Também a área da saúde assume determinados constrangimentos nesta freguesia que são, de algum modo, transversais às restantes freguesias do Concelho.

Defendo para o Concelho uma política de verdade na área da saúde, que responda cabalmente às necessidades da população e ofereça uma efectiva cobertura territorial do nosso Concelho.

Considero absolutamente escandaloso que, decorridos 14 anos após a promessa do Eng. Guterres, em 1995, e a sua Ministra da Saúde, tenha garantido, por duas vezes, no local, a construção do Hospital, tenhamos assistido há dias a mais um espectáculo de circo anunciando a sua construção.

Não posso calar a minha indignação pela forma como se respeitam as populações.

Proporei ao Governo uma rede de cuidados de saúde, repartida em unidades locais de saúde que integrem os cuidados de forma global, dos primários aos hospitalares.

Também o desemprego assolou esta freguesia. Bobadela precisa de definir uma política de crescimento sustentado, em convergência com os parceiros sociais e na reconversão de algumas empresas desactivadas, que permitam combater o desemprego e reduzir as desigualdades sociais.

Urge criar incentivos à instalação de empresas na freguesia, assente numa nova e inovadora dinâmica produtiva, assim como valorizar os recursos específicos da zona, onde o Comércio Tradicional tem um papel importante na vida das pessoas.

A ausência de uma boa estratégia política tem conduzido muitas zonas do Concelho a situações de empobrecimento e desemprego.

Todos sentimos que a nossa sociedade se alterou nos últimos anos.

Os contornos da insegurança dos últimos tempos são, igualmente, sentidos na Bobadela. Com frequência, assistimos a fenómenos de criminalidade violenta, junto de situações de exclusão social relacionadas com altas taxas de desemprego, baixa qualificação profissional e níveis de instrução baixos.

Também nas escolas da freguesia se destacam valores elevados de abandono e absentismo escolar, e os indicadores respeitantes ao Ensino Secundário são assustadores.

Há que inverter este cenário, dando-se prioridade à criação de um gabinete, em cada Agrupamento Escolar, de apoio à família e ao aluno, com vista a estimular a inter-relação entre a família, a escola e a comunidade.

Caro companheiro Silva Costa, não é fácil gerir comunidades. Impõe trabalho, competência e empenhamento. Acredito no companheiro e na sua equipa para alcançar o grande objectivo a que se propôs: ganhar a Presidência da Junta de Freguesia.

Bobadela precisa do seu combate político para ver resolvidos alguns problemas relacionados com o ambiente, como o desassoreamento e despoluição do Rio Trancão, e lutando pela sua requalificação para tornar navegável a zona do Rio que banha as freguesias de Unhos, Sacavém e Bobadela.

Não deixarei de lutar a seu lado por esta causa, como também pela criação do passeio ribeirinho junto ao Tejo, ligando a Expo a Santa Iria de Azóia pela margem direita do rio.

Unidos pelos mesmos objectivos para mudar Loures, vamos ser capazes de dar a vitória do Partido Social Democrata, nas eleições do dia 11 de Outubro.

Cá estarei para lhe dar um abraço.