segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Discurso em Unhos - 20 de Setembro

Exmos. Senhores,

Encontramo-nos, hoje, em Unhos, para apoiar o nosso candidato Mário Oliveira, que aceitou o convite para liderar o projecto do Partido Social Democrata à Assembleia de Freguesia de Unhos.

Sei que está interessado em modificar alguns cenários que se vivem nesta freguesia e torná-la atractiva para todos aqueles que aqui habitam.

Tenho a certeza de que está disponível para, com a sua equipa, trabalhar para o bem comum, dando prioridade aos projectos mais urgentes de que a freguesia carece, assim como na resolução de questões determinantes que se associam ao bem-estar da comunidade de Unhos.

Quero aqui, e agora, manifestar-lhe o meu apoio, não só porque é um companheiro, mas, também, como candidata à Câmara Municipal de Loures, para lhe transmitir a minha incondicional disponibilidade, e desejar-lhe os melhores resultados no combate político que vai travar para ganhar as eleições no dia 11 de Outubro.

Unhos é uma freguesia dividida por duas aldeias: Unhos e Catujal. Ambas têm realidades físicas, sociais e institucionais bem distintas, sendo que Unhos é considerado um dormitório e o Catujal é caracterizado por inúmeros bairros de génese ilegal e com uma grande incidência de imigração.

A evolução demográfica revela-nos que a freguesia de Unhos não teve um grande aumento de população nos últimos 10 anos e constata-se uma redução da camada mais jovem da população (6%).

Em relação à população idosa e respectivamente aos activos, verifica-se um aumento, que é transversal às freguesias limítrofes.

No que concerne ao nível de instrução desta população, constata-se que a grande maioria detém o ensino básico completo.

Contudo, ainda existe um grande número de indivíduos sem nenhuma escolaridade. Estes elementos, quando correlacionados, reflectem-se no fenómeno da imigração.

Também nesta freguesia, o desemprego tem uma grande incidência, principalmente, nas mulheres.

Na educação, a problemática recai no abandono escolar e no desinteresse pela escola.

Em Unhos existem algumas carências nesta área, como os problemas sociais e consecutiva ausência de respostas às camadas mais jovens. É importante inserir os jovens na vida profissional, através da formação, reconversão e experiência, incentivando as empresas do Concelho a aceitar a realização de estágios profissionais, facilitadores da entrada dos jovens no mercado de trabalho.

É necessário existir um apoio tanto às famílias como às crianças, por forma a ser criado um elo de ligação entre a família e a escola.

Ao assumir a Câmara Municipal de Loures, esta será a primeira medida a implementar nesta freguesia: criar condições para ligar a família à escola.

Cabe aqui salientar que os cenários sociais e demográficos que existem nesta zona são causa de muitos problemas.

Há que investir na criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, na sensibilização para o ensino recorrente para aprendizagem da Língua Portuguesa para imigrantes.

A área da segurança na freguesia de Unhos / Catujal apresenta graves problemas, como consequência de inúmeros bairros de génese ilegal, imigração clandestina, juventude sem ocupação.

Como todos conhecemos, são bairros habitacionais no sentido de igualar as condições sociais das populações, transformando grandes bairros de apartamentos em autênticos guetos.
É triste focar isto, mas é uma realidade.

A freguesia de Unhos / Catujal carece de uma intervenção comunitária junto desta população, com vista à sua integração.

Sinto que ainda não se conseguiu, no nosso Concelho, uma verdadeira integração, nem o estreitamento de relações sociais, culturais e humanas entre as comunidades existentes.

Deve ser dada às autarquias um papel de liderança neste processo, dada a sua proximidade aos problemas reais dos cidadãos e famílias.

Porque não se tem dado importância a estes aspectos fundamentais, assistimos a fenómenos de aumento de criminalidade violenta, o que impõe a criação de condições de segurança, que têm de passar pela promoção do crescimento da economia, por políticas de inclusão social e pelo combate ao desemprego.

Também nesta freguesia é elevado o número de desempregados, face à estrutura económica da freguesia.

Contribuem para este cenário os problemas relacionados com as famílias e com a sua dificuldade em se organizarem para cumprirem o seu papel social.

Estas famílias não conseguem dar resposta ao seu sustento, à satisfação das necessidades básicas, ao cuidado dos mais novos e dos mais idosos.

É urgente lançar medidas de combate à crise e de estímulos a uma nova actividade económica.

É preciso entender os novos desafios e quais as respostas que têm de ser encontradas.

Ao assumir a Câmara Municipal de Loures, diligenciarei, junto de quem de direito, por medidas que combatam estas situações de pobreza e de exclusão social.

Também se sente nesta freguesia considerável tendência de envelhecimento, acentuada por pessoas a viverem sozinhas e com recursos muito baixos.

É importante dotar a freguesia de recursos e equipamentos que dêem resposta às necessidades daquela população.

Sente-se a ausência de Centros de Dia com apoio domiciliário, assim como de Lares para os mais dependentes.

A Câmara Municipal de Loures tem descurado o seu empenhamento na criação destas estruturas.

Lutarei, como Presidente da Câmara Municipal, pela criação de equipamentos condignos, como Centros de Dia com apoio domiciliário, e lares, onde os idosos possam encontrar-se e conviver, com segurança nas suas localidades.

Infelizmente, também na saúde o problema é sentido em Unhos / Catujal. Incapacidade de prestar ao cidadão os cuidados de saúde adequados, em tempo útil, com longas filas de espera para consultas e instalações inadequadas.

Como Presidente da Câmara Municipal de Loures, exigirei ao Governo uma rede de cuidados de saúde para Loures, que integrem os cuidados de forma global, dos primários aos hospitalares; lutarei pela criação de um Centro de Saúde no Catujal.

Caro companheiro Mário, tem muito trabalho a fazer, principalmente, no âmbito social.

Quero afirmar-lhe de que estarei consigo para o ajudar na resolução dos problemas que existem na freguesia, que são muitos e variados.

Com a ajuda da sua equipa e das forças vivas da freguesia encontrarão formas de combater os principais flagelos que existem nesta população.

Por último, uma palavra de incentivo a todos os presentes.
É necessário convidarmos todos os nossos amigos a votar no dia 11 de Outubro.

Todos unidos venceremos.